sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Dinâmica




Cada equipe recebeu uma frase referente a tecnologia para analisar e fazer comentários positivos e negativos a respeito da tecnologia.


“Existe toda mitologia construída em torno das tecnologias e de seu potencial para melhorar nossas vidas, conduzindo-nos a uma sociedade melhor. Você já pensou sobre isso?”
(Lacerda, 2001)
Comentários negativos:
· depende de como utiliza;
· cria pessoas individualistas (não conversamos com os vizinhos);
· aumenta distância entre as pessoas.

Comentários positivos:
· o mundo encolheu (informação);
· agilidade para compras e comunicação;
· corrige a ortografia.

Reflexão do vídeo: “Do sonho aos ares”

O vídeo mostra a evolução da tecnologia humana, a partir do esforço de Santos Dumont que não desistiu dos obstáculos que surgiram em pôr seu invento no ar. Esse aparelho: o avião “14 Bis” revolucionou o mundo, pois permitiu ao homem voar, o que mudou a vida de todos nós.
Um outro exemplo que podemos citar e que veio antes do avião é a roda que foi criada como produto de uma necessidade do homem. Ele não tinha condições de prever que, no futuro, a roda seria utilizada para transportar tanto os homens, animais e objetos com maior rapidez e segurança.
Hoje temos um outro exemplo que é a Internet e já atinge mais de 36 milhões de lares brasileiros.
Assim podemos perceber que todos os inventos foram evoluindo, pois temos tecnologias e pessoas preparadas para estar inovando sempre.


Reflexão do vídeo: “Fronteiras digitais”

Este vídeo nos mostra que vivemos em um cenário de constante e aceleradas mudanças, provocadas pelos avanços científicos e tecnológicos e que os pais propiciam aos seus filhos toda essa tecnologia que a sociedade contemporânea vive. Desde muito cedo as crianças tem contato com robôs, computadores, telefone celular, internet, MP4...,etc. que são cada vez mais sofisticados.
Infelizmente, quando essa criança chega na escola se depara com uma realidade totalmente diferente: professor, quadro de giz, carteiras dispostas em filas e um conteúdo que não lhe chama a atenção, então acaba se dispersando e na maioria das vezes provoca a indisciplina. É por isso que muitas vezes o professor tem a sensação de estar falando com as paredes.

O laboratório de computador: uma má idéia, atualmente santificada

Gavriel Salomon


Esse texto mostra que a história da tecnologia tem início quando os seres humanos começaram a criar e usar ferramentas de caça e de proteção, intensificou o uso dos recursos naturais, pois para criar as ferramentas necessitavam da natureza, assim quando um simples lápis chegou na aldeia houve um espanto entre os membros da tribo. Então perceberam que aquele instrumento facilitava a vida de todos, principalmente das crianças que são mais curiosas e não tem medo de errar, perceberam também que o mesmo facilitava as suas vidas, tornando-a mais confortável, mais rápida, mais eficiente, mais ágil.
O desenvolvimento da ciência, favorecida pela inteligência humana, amplia os domínios do conhecimento, levando o homem à Lua, possibilitando a invenção do chip, a criação de clones e a descoberta do código genético dos seres vivos. O mundo parecia cada vez menor e o tempo, cada vez mais rápido. A revolução tecnológica, especialmente os meios de comunicação, trouxe-nos para o mundo digital, no qual robôs e edifícios inteligentes executaram tarefas que só os homens podem realizar, sem, no entanto, diminuírem a importância da roda, do fogo, da escrita e das imagens.



Um comentário:

Sônia Bonfim disse...

Que bom professora, que nas escolas pública do Paraná, a realidade está mudando, já está inserido no cotidiano da escola, parte das tecnologias que os alunos tem fora dela, só necessitando agora os professores se apropriarem dessas tecnologias e fazer uso delas em suas aulas, tornando-as mais atrativas.